Certificação LeiriaShopping: a Acessibilidade é um Direito de Todos

Certificação LeiriaShopping: a Acessibilidade é um Direito de Todos

O LeiriaShopping sendo um elemento ativo na sua Comunidade e com o intuito de melhoria constante, realizou um estudo sobre Riscos Sociais e Oportunidades que serviu de base para a realização de um plano de ação com valências principalmente nas áreas sociais, ambientais e de saúde pública.

O direito ao princípio da igualdade dos cidadãos pressupõe que, no que concerne à acessibilidade, qualquer cidadão tenha condições que permitam facilidade de acesso aos locais onde este se pretenda deslocar. Desta forma, a promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental para a qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos de cidadania que são conferidos a qualquer cidadão.

A adoção do Sistema de Gestão de Acessibilidade Universal, de acordo com a norma UNE 170001, garante a todas as pessoas, independentemente da sua idade ou capacidades, as mesmas possibilidades de acesso a qualquer parte do ambiente construído e o acesso aos serviços neles prestados, com maior autonomia possível na sua utilização.

A adoção e certificação do LeiriaShopping pelo referencial normativo UNE 170001 evidencia o nosso compromisso com a igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas, independentemente das suas capacidades. Desta forma, qualquer pessoa que pretenda aceder ao nosso espaço comercial e a aceder aos nossos serviços, poderá fazê-lo, uma vez que o centro comercial proporciona adequadas condições de acessibilidade tanto aos seus espaços de acesso público, como também aos seus serviços.

Plano de ação que tem vindo a ser implementado no LeiriaShopping:

Facto: Há um aumento na idade da população, o que implica um aumento
dos problemas tanto na área da saúde como da mobilidade.

Medidas adotadas pelo LeiriaShopping:

  • para mitigar o problema da mobilidade reduzida o LeiriaShopping possui a certificação no Sistema de Gestão de Acessibilidades Universal cumprindo os requisitos especificados na norma UNE 170001-2:2007;

  • para as questões de Saúde: realiza ações de sensibilização para a sua comunidade, fazendo parcerias com entidades de saúde, como por exemplo a NeuroInova em que disponibiliza aos seus clientes ferramentas e informação sobre doenças neuro degenerativas, como a doença de Alzheimer;

  • Informação e prevenção contra o cancro, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Facto: Aumento do custo de vida, da inflação e aumento das taxas de juro com particular incidência nos créditos à habitação com um impacto bastante negativo no orçamento das famílias:

Medidas adotadas pelo LeiriaShopping:

  • Campanha anual 13 da Sorte em que o LeiriaShopping todos os meses oferece 600€ a 2 clientes que tenham submetido pelo menos 1 fatura de uma das lojas presentes no LeiriaShopping (sem valor mínimo nem exceções de lojas);
  • No final da Campanha vão ter oferecidos 2 cabazes de 600€ em produtos a 2 instituições de solidariedade social de Leiria, que serão os clientes a escolher;
  • Toda a informação sobre a campanha em:13sorte.leiriashopping.pt

Facto: Contacto e interação com escolas da região

Medidas adotadas pelo LeiriaShopping:

  • Criação da Campanha de Sustentabilidade “O LeiriaShopping está mais verde” e parceria com o Jornal Região de Leiria, em que a campanha foi a contracapa do Calendário de 2023. Além do Calendário ter sido distribuído com uma das edições do jornal, foi ainda distribuído a cerca de 5000 crianças do 1º ciclo, nas escolas primárias do concelho de Leiria. Notícia